quarta-feira, 29 de julho de 2009

Começando o braço

Hoje comecei a construção do braço.
Tenho em mão algumas opções de madeira como marfim para braço e escala, maple para braço e escala e cedro para o braço com ipê para escala. Como é o primeiro braço que faço acabei por escolher o marfim por ter sido mais barato que o maple, se eu errar o prejuízo é menor.

Veja as fotos abaixo:

O Maple Braço:

O Maple Escala:


O Marfim Braço:


Marfim Escala:


Depois do Corte:



É isso ai pessoal, agora é cortar a escala, cortar o braço para colocar o tensor, colar a escala, colocar os trastes, bolear o braço pra colocar no corpo, lixar tudo... ufa, falta pouco coisa, besteira :p.
Aguardem mais fotos em breve.

Deus abençoe a todos.
Anderson Grant

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Agradecimentos

Fala galera, muito obrigado pelos comentário e pela força que todos estão dando, muito legal isso tudo. Já tem gente querendo encomendar instrumentos =) ... muito legal isso mas galera, lembrem que sou apenas um aprendiz de luthier ainda não sou profissional, ainda estou desvendando essa arte que tem bastantes segredos, se alguém quiser fazer um instrumento eu topo porque gosto e pretendo aprender e treinar bastante mas não escondo de ninguém que não sou profissional, tenho ainda bastantes limitações e muuuuito a aprender, mas claro irei construir da melhor forma possível, quero deixar isso bastante claro e não quero enganar ninguém. Já tem gente querendo ser endorser. =) . Essa guitarra será minha e não tem preço pra ela, é uma relíquia pra mim. Pretensão para o futuro, tenho sim vontade de continuar fabricando e ser um profissional da área mas por enquanto não tenho condições nem de cobrar como profissional visto essas condições. Mais uma vez muito obrigado a todos.

Abraço e Deus abençoe.
Anderson Grant

sábado, 25 de julho de 2009

Terminando o Corpo


Hoje consegui terminar o corte do corpo. Deu um bom trabalho visto que não consegui encontrar a fresa ideal para a tupia. Então me vierei, fiz um rolamento de madeira para suprir a necessidade, funcionou mas o rolamento quebra fácil, usei no total de 6 rolamento até conseguir terminar o trabalho.

Vejam as fotos:
Molde fixado com dois parafusos:

A fresa com um rolamento de madeira:

O corpo com o molde:

A tupia se preparando para trabalhar:

Olha como a fresa irá trabalhar:

Veja o detalhe do corte:

Com a metade cortada:

Agora é a vez da fresa com o rolamento em cima:

Veja o detalhe:

Agora é só usar um raspador na lateral:
Trabalho feito:

Depois de horas de trabalho o resultado foi bastante satisfatório levando em conta que esse é meu primeiro instrumento. Próximo trabalho vou fazer os moldes para as furações dos captadores.

Até a próxima

Deus abençoe a todos,
Anderson Grant

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Iniciando na Arte

Sonhos, através deles colocamos um pouco de sal na nossa vida, há que viva e há quem apenas exista, mas o blog não é sobre filosofia então vamos lá.

Iniciei mais um projeto em e um antigo sonho em minha vida, construir uma guitarra, eu pensava que era algo um tanto inalcanssável e que se eu conseguisse realizar isso seria daqui a ums 30 anos talvez, porem graças a um cara chamado Valter Bergamo que postando em um forum o seguinte tópico: "Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se" me abriu os olhos e vi que era possível realizar esse sonho bem antes do que eu imaginava. Pois bem, ele com postagens semanais começou a compartilhar o seu conhecimento e nos ensinou como iniciar a construção da tão sonhada. Aqui meus singelos agradecimentos a Valter, Deus te abençoe.
Vou mostrar aqui passo a passo a construção desse projeto que entitulei de G1. Divirtam-se e fiquem a vontade.


Primeiros passos:


Confecção de um molde em compensado, após alguns erros consegui fazer um molde perfeito. Esse com o papel colado. Como podem ver é uma Telecaster.



Agora vou riscar o corte, bloco de Cedro Rosa para o corpo.


Após o corte ficou assim.


Está faltando agora o acabamento lateral. Estou com uma dificuldade que é encontrar uma fresa para tupia justamente para terminar isso.

Por equanto é só.

Grande abraço.
Anderson Grant